noticias

De 22 a 30/9 serão mais de 30 atrações de música, teatro, dança, Hip-Hop, atividades infantis e cinema. No dia 22 iniciam as inscrições para os cursos técnicos de roadie, áudio e iluminação, assessoria de imprensa, redes sociais e oficinas participativas. Sobral Cidade das Artes segue até dezembro de 2016.

Criação. Formação. Difusão. Eis a tríade disparadora do projeto Cidade das Artes, uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e ECOA em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos que pulsam no interior cearense, assim como dinamizar e conectar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico, fortalecendo a arte e a cultura como vetores estratégicos de desenvolvimento social e econômico.

Na programação de lançamento, mais de 30 atrações artísticas com destaque para grupos locais e nacionais, valorizando gostos e talentos variados, realizando festa em todo canto. Mundo Livre S/A, Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior), Eliane, a Rainha do Forró, artistas sobralenses como: Nação Tremembé de Aracatiaçu, Freud Explica e Procurando Kalu.

Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Assim, a partir do dia 22 de setembro, uma semana inteira de programação artística abre passagem para os dois meses seguintes de atividades fixas e complementares entre si, onde artistas locais e de toda a região do Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no amplo e diversificado intercâmbio de ideias e apresentações previstas.

Verdadeira festa dos sentidos feita de shows musicais, exposições, espetáculos teatrais, intervenções urbanas, mostras audiovisuais, números circenses e outras tantas manifestações artísticas, tudo a um só tempo ocupando as ruas do centro histórico e equipamentos culturais referenciais como o Teatro São João, com sua praça homônima; o Anfiteatro da Margem Esquerda; a ECOA; a Escola de Música; o Largo das Dores; o Parque da Luz e a Casa da Cultura. Lugares especialmente preparados para abraçar música, teatro, dança, cinema, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura, gastronomia.

Uma miríade de performances com calendário preestabelecido: terça é dia de teatro; quarta tem cinema; as quintas foram reservadas para a dança e os concertos instrumentais; as sextas são da música em seus mais variados gêneros; aos sábados prevalecem o hip hop e o rock; e os domingos abraçam a programação infantil nas praças e parques da cidade. Artes que se ligam a ofícios e uma gama de conhecimentos técnicos e especializados que prometem deixar como legado um time de profissionais locais aptos a atuar no mercado das artes. Assim, o projeto Sobral Cidade das Artes também é feito de cinco percursos formativos, contemplando os segmentos das artes cênicas, tecnologias, comunicação e multimídia, produção e artes urbanas.
Igualmente diversificada, a grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas ofertada aos moradores de Sobral e região circunvizinha vem atender demandas elencadas pela própria comunidade artística local, representada pelo Fórum e o Conselho Municipal de Cultura. Assim, iluminação e áudio; assessoria de imprensa e redes sociais; captação de recursos e elaboração de projetos; documentário para TV e web; produção de shows e ações cênicas; aperfeiçoamento em dança e teatro e noções de grafite e estêncil são algumas das habilidades que virão a ser desenvolvidas ao longo dos meses de outubro e novembro.

E há ainda destaques à parte na programação geral do projeto, ações híbridas de experimentação e formação a um só tempo, como a exposição fotográfica e audiovisual coletiva que usará a técnica de projeção videomapping para exibição em alta resolução nas instalações da ECOA; e a vivência Trajetos de Criação, atividade idealizada em parceria com a Bienal Internacional de Dança, onde artistas de Sobral e do Vale do Acaraú se encontram com o coletivo Bagaceira e o Teatro Máquina, de Fortaleza, para, a partir de uma imersão conjunta, desenvolverem uma performance única. Sobral Cidade das Artes é ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza, como a própria Bienal de Dança, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil e o Festival Concreto. Assim, parte da programação de cada um deles se reveza pelos palcos da cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste. Inscrições abertas: a Chamada Pública voltada a artistas, grupos e pesquisadores interessados em participar da programação artística do projeto Sobral Cidade das Artes permanece no ar até o dia 25 de setembro e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br.

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO

(de 22 a 30 de setembro)

DIA 22/09 (Quinta)

Praça São João – 18h30

–  (Instrumental) Big Band Jazz

–  (Cultura Popular) Maracatu Nação Tremembé

–  (Regional) Trovador Eletrônico – Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior)

–  (Forró) Eliane, A Rainha do forró

–  (Projeções) Fotografia do Ceará em videomapping

DIA 23 (Sexta)

Teatro São João – 19h

–  Apresentação do grupo de música formado por alunos e professores em homenagem aos 19 anos da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil

Anfiteatro da Margem Esquerda – 20h

–  (Dança) Conexão Swingueira – A Cartada Final

–  (Música) Procurando Kalu

–  (Música) Mundo Livre S/A – Mangue Bit Ao Vivo

DIA 24 (Sábado)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h

–  (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

ECOA – 19h

–  (Rap) Alef Free Z – O Descendente

–  (Rap) Erivan Produtos do Morro

Anfiteatro Largo das Dores – 21h

  (Rock) Sun Dogs

  (Rock) Mad Monkees

DIA 25 (Domingo)

Praça da Várzea – 17h

–  (Infantil) Brincando e Pintando

–  (Infantil) Martônio Holanda

–  (Infantil) Dona Zefinha – Chafurdo

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h

–  (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

DIA 26 (Segunda)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h

–  Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral

–  Grupo 4 Portas na Mesa À Deriva… Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de Slawomir Mirozek

DIA 27 (Terça)

Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h

–   (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas

DIA 28 (Quarta)

Cine Falb Rangel – 20h

–  Exibição do filme Cine Holliúdy

DIA 29 (Quinta)

Praça São João – 19h

–  (Instrumental) Grupo Receita de Choro

ECOA – 20h

–  (Dança) Felipe Castro – É cor de laranja

Largo das Dores – 21h

–  (Música) Freud Explica

–  (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos

DIA 30 (Sexta)

ECOA – 20h

–  (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra

Largo das Dores – 21h

–  Edu Asaf – Pré-lançamento do disco Estelar

–  Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol

E a festa continua:

Ao longo de dois meses Sobral Cidade das Artes é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região do Vale do Acaraú. E ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza. Assim, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival concreto passam pela cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste.

Confira programação fixa de outubro e novembro:

– (Terça) – Teatro – Ecoa

– (Quarta) – Cinema – Cine Falb Rangel

– (Quinta) – Dança – Ecoa // Instrumental – Praça São João

– (Sexta) – Música – Largo das Dores

– (Sábado) – Hip-hop – Ecoa // Rock – Ecoa

– (Domingo) – Infantil – praças e parques da cidade

Festivais parceiros:

– Feira da Música: 14 e 15 de outubro

– TIC – Festival de Teatro Infantil: de 15 a 17 de outubro

– Bienal de dança: de 21 a 23 e de 27 a 30 de outubro

– Festival Concreto – Arte Urbana: 11 a 13 de novembro

– Festival de Folclore do Ceará: 19 e 20 de novembro

– Festival de Circo do Ceará: 26 e 27 de novembro

Atividades paralelas:

– Projeções e mostra audiovisual

– Museu da Pessoa

– Exposições

– Seminários

OFICINAS DE FORMAÇÃO

(Inscrições de 22 de setembro a 06 de outubro)

Ampliar conhecimentos, aperfeiçoar habilidades e fomentar talentos. Além da programação artística, com atrações por diferentes palcos pela cidade, o Sobral Cidade das Artes oferece uma diversificada grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas. Estes cursos gratuitos são ofertados aos moradores de Sobral e região circunvizinha para atender demandas elencadas pela própria comunidade artística local. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos que pulsam no interior cearense, assim como dinamizar e conectar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico. As inscrições dos cinco primeiros cursos iniciam no dia 22 de setembro e seguem até o dia 06 de outubro, podendo fazer presencialmente na Ecoa ou pelo endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.

CURSOS

1) Curso Áudio e Iluminação: cursos LABTEC, que fazem parte do Percurso Produção e Técnica, ofertam programas de formação técnica e profissionalizante para as artes, gestão e produção cultural em parceria com o Instituto de Artes e Técnica em Comunicação – IATEC. As aulas serão na Ecoa, de 10 de outubro a 15 de dezembro, nos seguintes horários: Percurso áudio: 08h às 12h30 e Percurso Iluminação: 14h às 18h.

2) Curso Livre de Roadie: curso será realizado no Ecoa e no Anfiteatro Largo das Dores nos dias 13 e 14 de outubro. Os horários são diferenciados: dia 13, das 13h às 17h e das 18h às 20h. No dia 14, as aulas serão das 14h às 18h e das 19h às 23h.

3) Assessoria de Imprensa: breve formação para qualificar a comunicação utilizada pelos comunicadores locais nas divulgações de seus trabalhos. O curso acontece no CED – Centro de Educação à Distância de Sobral, de 13 a 15 de outubro. Na quinta e sexta (13 e 14) as aulas ocorrem das 14h às 18h e, no sábado (15), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

4) Redes Sociais e Planejamento de Comunicação para Mídias Digitais: este curso será realizado também no CED – Centro de Educação à Distância de Sobral e tem a mesma proposta de aumentar a qualidade da divulgação de seus trabalhos. As aulas ocorrem de 20 a 22 de outubro, sendo que quinta e sexta (20 e 21) será das 14h às 18h e, no sábado (22), das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

5) Oficina Participativa na Estação da Juventude: este curso contará com um mix de artistas/oficineiros e população, envolvendo profissionais como soldadores, marceneiros, pedreiros e demais pessoas residentes na área da Estação da Juventude – Recanto. A oficina será realizada entre os dias 18 e 23 de outubro e as ações a serem desenvolvidas são construção criativa de playground (horizontal, brinquedos e jogos); hortas e jardins verticais; murais (fachada estação, laterias e espaços da praça); pintura caixa d’água e sombreiros.

Serviço:

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DE LANÇAMENTO

Data: de 22 a 30 de setembro, diversos horários

Local: diversos locais da cidade

OFICINAS DE FORMAÇÃO – INSCRIÇÕES

Período: de 22 de setembro a 06 de outubro

Locais: on-line: www.cidadedasartes.org.br e presencial na Ecoa (88) 3111-0257

Mais informações: www.cidadedasartes.org.br

Facebook: www.facebook.com/cidadedasartesce

Instagram: @cidadedasartesce