O Instituto Dragão do Mar lança Chamada Pública a fim de montar um amplo banco de projetos artísticos para compor a programação cultural, exposição fotográfica e mostra de audiovisual do projeto Sobral Cidade das Artes. Também faz parte da Chamada Pública uma convocatória para a vivência do Trajetos de Criação, laboratório em artes cênicas que é parte da ampla formação a ser oferecida pela Cidade das Artes. Confira a seguir as informações de cada processo.

Confira a seguir as informações de cada processo.

detalhes-16


Cadastro no Mapa Cultural

O cadastro no Mapa Cultural do Ceará, além de habilitá-lo(a) a participar da seleção para o Sobral Cidade das Artes, nos ajudará a construir um valioso banco de dados da cena artística da região, que será aproveitado ainda para projetos futuros na área da cultura. Assim, você também passará a integrar uma rede social da cultura, facilitando a construção do seu próprio networking na área cultural, além de ter à mão uma rede para divulgação dos próprios eventos. Para ajudar no cadastro e na inscrição para a Chamada Pública, criamos esse passo a passo.

No dia 8 de setembro, será ministrada será ministrada uma oficina de utilização do Mapa Cultural em Sobral, no CED – Centro de Educação a Distancia (o local pode sofrer alteração). Nos dias 13 e 20 de setembro, das 20h às 21h, também serão realizadas duas sessões tira-dúvidas, transmitidas on-line.


Chamada Pública para  a Programação Cultural

Poderão inscrever-se artistas, grupos artísticos, produtores culturais, agentes da cultura, brincantes e pesquisadores de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. Poderão ser inscritos projetos artísticos em Teatro, Circo, Dança, Literatura, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Fotografia, Patrimônios e Culturas Populares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas do dia 1º ao dia 25 de setembro de 2016. O processo é on-line e realizado a partir de cadastro no Mapa Cultural do Ceará (veja mais abaixo). É importante destacar que a Chamada Pública visa mapear a produção artística e cultural da região contemplada com o objetivo de formar um banco de dados. Essa base de projetos artísticos dará subsídios para que a curadoria do Cidade das Artes elabore a programação cultural dos meses de outubro e novembro. Os selecionados serão informados por e-mail e/ou telefone. Os projetos convidados para fazerem parte da programação serão contatados por telefone e e-mail. Outros projetos inscritos que não fizerem parte da programação nesses meses ainda poderão ser convidados em outros momentos do projeto.

Clique aqui e confira o regulamento
Clique aqui para fazer a sua inscrição


Chamada Pública para  a Exposição Fotográfica e Mostra Audiovisual

A Chamada Pública também é uma convocatória para uma Exposição Fotográfica e Audiovisual coletiva. A exposição utilizará a técnica de projeção videomapping com edição e exibição das imagens em alta resolução nas instalações da ECOA, no Mudeu Madi, em muros, prédios públicos e monumentos históricos da cidade. A mostra de audiovisual, que também segue com inscrições abertas até o dia 25 de setembro, não tem caráter competitivo e visa reconhecer, incentivar e dar visibilidade à produção local.

Clique aqui e confira o regulamento
Clique aqui para fazer a sua inscrição


Vivência do Trajetos de Criação

A convocatória vai selecionar os participantes de uma vivência artística com dois tradicionais e inovadores grupos cearenses de teatro: como  o Grupo Bagaceira (16 a 18 de setembro de 2016) e com o Teatro Máquina (de 29 e 30 de setembro de 2016). Nessa vivência, além de conhecerem a proposta do Trajetos de Criação, os participantes estarão sujeitos a uma segunda seleção para integrar efetivamente o projeto. Idealizado em parceira com a Bienal Internacional de Dança do Ceará, o Trajetos de Criação tem a proposta de intercâmbio, de experimentação e de criação. O Teatro Máquina e o Grupo Bagaceira desenvolverão junto aos artistas e grupos selecionados uma ação, a um só tempo, artística e formativa, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, em Sobral.

Poderão inscrever-se artistas e grupos de artes cênicas de Sobral e das seguintes cidades do Vale do Acaraú: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Frecheirinha, Forquilha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Irauçuba, Massapé, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas do dia 1º ao dia 11 de setembro de 2016. O processo é on-line e realizado a partir de cadastro no Mapa Cultural do Ceará.

Clique aqui e confira o regulamento
Clique aqui para fazer a sua inscrição